O que um Coloproctologista trata?
O Médico Coloproctologista identifica e trata diversas doenças relacionadas ao intestino grosso, reto e ânus, como:
-
Hemorróidas: protuberâncias anais causadas pela dilatação das veias do reto e do ânus. Podem ser internas ou externas.
-
Fissuras anais: feridas da região anal que podem ser agudas ou crônica. Geralmente, são decorrentes de esforço para evacuar.
-
Fístulas anais: trajetos infeccionados entre o reto e a pele ao redor do ânus, que podem aparecer após a formação de abscessos perianais e também são comuns em pacientes de doença inflamatória intestinal.
-
Pólipos intestinais: pequenas protuberâncias que se formam no intestino. São causados por um crescimento alterado de células da mucosa do cólon e reto.
-
Constipação: caracteriza-se pela dificuldade em evacuar, com evacuações pouco frequentes e fezes duras ou ressecadas, que saem com muito esforço.
-
Diarréia: quadro em que as fezes são inteiramente aquosas, ou seja, não há partes sólidas.
-
Incontinência anal: definida como a incapacidade de controle de eliminação de gases e/ou fezes de qualquer consistência pelo ânus.
-
Retocolite ulcerativa: doença inflamatória intestinal que afeta o intestino grosso (cólon e reto), sendo restrita à camada mucosa.
-
Diverticulite: caracteriza-se pela inflamação aguda dos divertículos.
-
Doença de Crohn: doença inflamatória intestinal crônica, de origem desconhecida, que atinge, principalmente, a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas também pode acometer todo o trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus.
-
Síndrome do intestino irritável: transtorno funcional do intestino que se caracteriza por dor e/ou distensão abdominal, associada à alteração de hábito intestinal.
-
Tumores benignos: lesões causadas pelo crescimento anormal das células, mas sem malignidade
-
Câncer colorretal: tumor maligno que acomete o reto do intestino grosso.
-
Doenças sexualmente transmissíveis: doenças transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha. Exemplo: HPV.
Quando procurar um Coloproctologista?
O Médico Coloproctologista deve ser procurado por pacientes que tenham histórico de câncer colorretal na família ou por pessoas que apresentem algum dos sintomas:
-
Abaulamentos, nódulos e lesões a região anal
-
Dificuldade ou desconforto durante a evacuação
-
Alteração nas fezes
-
Sangramentos anais
-
Dores ou cólicas abdominais sem motivo aparente
-
Coceiras ou ardência no ânus